Multinacional na área do ambiente cria parceria com o Living Lab de SJM para teste piloto de solução inovadora de monitorização de odores

O grupo Odournet, com sede na Holanda, e que atua na área da consultoria ambiental na gestão de odores, encontra-se a desenvolver uma nova ferramenta que permitirá documentar, avaliar e controlar odores ocasionais. Esta multinacional é líder mundial no fornecimento de equipamentos de olfactometria, com filiais internacionais no Reino Unido, Alemanha, Bélgica, Espanha, França, México, e Índia.

Tendo em conta o contexto altamente dinâmico e industrial em que se insere o Living Lab de S. João da Madeira, a Odournet considerou pertinente estabelecer esta parceria com o Município de S. João da Madeira e a SANJOTEC, entidades promotoras do Living Lab, reunindo desta forma as condições ideais para implementar o teste piloto deste novo projeto com potencial para contribuir para uma mudança de paradigma na monitorização de Odores.

Esta solução inovadora, designada por Odourmap, apresenta-se como uma ferramenta de elevada atratividade para os end-users, dado que cidadãos passam a desempenhar um papel mais ativo e integrante na sociedade onde se inserem, através do registo de episódios de perceção de odor. O registo é feito diretamente na plataforma Web que estará disponível em https://sjm.odourmap.com/ , ou então numa versão da aplicação para Smartphone- Citizen Monitoring, que poderá ser descarregada gratuitamente por todos os utilizadores. No caso de telemóveis que disponham do Sistema Operativo Android, a App encontra-se já disponível no Google Play Store com o nome “Citizen Monitoring”. Relativamente à App para iPhones, esta encontrar-se-á disponível no site do iTunes dentro das próximas semanas.

Este projeto piloto conta ainda com o envolvimento proactivo de um conjunto de empresas locais, representantes dos sectores industriais, que pela sua natureza, tradicionalmente estão relacionados com a emissão de odores. Esta participação neste projeto piloto resulta da política de responsabilidade social que estas empresas têm relativamente à comunidade onde se inserem.O teste piloto decorrerá entre o mês de junho e Outubro, com o objetivo de aferir a aplicabilidade desta ferramenta na otimização do processo de monitorização de Odores e detetar possíveis oportunidades de melhoria da própria solução.

O lançamento deste projeto piloto irá decorrer num workshop a realizar no dia 5 de junho, dia Mundial do Ambiente, na SANJOTEC.

Sobre o Odourmap:

O Odourmap compila e regista os processos, programas, relatórios, e vários tipos de outros dados num dispositivo de Google Maps, para os diferentes tipos de usuários. Incorpora uma Linha do Tempo configurável, que permite mostrar a situação no passado (e no futuro, onde o risco de impacto está em causa), possibilitando aos usuários “viajar no tempo” e ver como se desenvolvem as situações. É ainda possível visualizar os registos dos cidadãos e respetivas respostas de seguimento, consultar informação sobre as fontes de emissão, dados meteorológicos, e ainda analisar relatórios do processamento estatístico e estandardizado de dados das inspeções de campo.

O Industrial Living Lab de S.João Da Madeira SJM – ILL

O Living Lab de São João da Madeira pretende constituir-se como um espaço participado de inovação vocacionado para o “empowerment” do tecido empresarial local.Principais objectivos do LL:• Apoiar a qualificação da cidade em todas as suas vertentes, espaço integrado de oportunidades de trabalho, lazer, aprendizagem, etc.• Apoiar e dinamizar o desenvolvimento dos sectores estruturantes para o Concelho, como o automóvel (indústria de componentes para o sector automóvel) e o calçado, e os sectores  emergentes, como as industrias Criativas e de Base Tecnológica.

O grupo Odournet, com sede na Holanda, e que atua na área da consultoria ambiental na gestão de odores, encontra-se a desenvolver uma nova ferramenta que permitirá documentar, avaliar e controlar odores ocasionais. Esta multinacional é líder mundial no fornecimento de equipamentos de olfactometria, com filiais internacionais no Reino Unido, Alemanha, Bélgica, Espanha, França, México, e Índia. Tendo em conta o contexto altamente dinâmico e industrial em que se insere o Living Lab de S. João da Madeira, a Odournet considerou pertinente estabelecer esta parceria com o Município de S. João da Madeira e a SANJOTEC, entidades promotoras do Living Lab, reunindo desta forma as condições ideais para implementar o teste piloto deste novo projeto com potencial para contribuir para uma mudança de paradigma na monitorização de Odores. Esta solução inovadora, designada por Odourmap, apresenta-se como uma ferramenta de elevada atratividade para os end-users, dado que cidadãos passam a desempenhar um papel mais ativo e integrante na sociedade onde se inserem, através do registo de episódios de perceção de odor. O registo é feito diretamente na plataforma Web que estará disponível em https://sjm.odourmap.com/ , ou então numa versão da aplicação para Smartphone- Citizen Monitoring, que poderá ser descarregada gratuitamente por todos os utilizadores. No caso de telemóveis que disponham do Sistema Operativo Android, a App encontra-se já disponível no Google Play Store e na App Store com o nome “Citizen Monitoring”. Este projeto piloto conta ainda com o envolvimento proactivo de um conjunto de empresas locais, representantes dos sectores industriais, que pela sua natureza, tradicionalmente estão relacionados com a emissão de odores. Esta participação neste projeto piloto resulta da política de responsabilidade social que estas empresas têm relativamente à comunidade onde se inserem.O teste piloto decorrerá entre o mês de junho e Outubro, com o objetivo de aferir a aplicabilidade desta ferramenta na otimização do processo de monitorização de Odores e detetar possíveis oportunidades de melhoria da própria solução. O lançamento deste projeto piloto irá decorrer num workshop a realizar no dia 5 de junho, dia Mundial do Ambiente, na SANJOTEC.
Sobre o Odourmap: O Odourmap compila e regista os processos, programas, relatórios, e vários tipos de outros dados num dispositivo de Google Maps, para os diferentes tipos de usuários. Incorpora uma Linha do Tempo configurável, que permite mostrar a situação no passado (e no futuro, onde o risco de impacto está em causa), possibilitando aos usuários “viajar no tempo” e ver como se desenvolvem as situações. É ainda possível visualizar os registos dos cidadãos e respetivas respostas de seguimento, consultar informação sobre as fontes de emissão, dados meteorológicos, e ainda analisar relatórios do processamento estatístico e estandardizado de dados das inspeções de campo.

O Industrial Living Lab de S.João Da Madeira SJM – ILL O Living Lab de São João da Madeira pretende constituir-se como um espaço participado de inovação vocacionado para o “empowerment” do tecido empresarial local.Principais objectivos do LL:• Apoiar a qualificação da cidade em todas as suas vertentes, espaço integrado de oportunidades de trabalho, lazer, aprendizagem, etc.• Apoiar e dinamizar o desenvolvimento dos sectores estruturantes para o Concelho, como o automóvel (indústria de componentes para o sector automóvel) e o calçado, e os sectores  emergentes, como as industrias Criativas e de Base Tecnológica.