PROLOGICA HEALTHCARE no combate às infeções hospitalares – 1º Congresso Internacional | IACS 2017

Num contexto de alerta mundial e elevada preocupação nacional sobre a problemática das infeções associadas aos cuidados de saúde (IACS) e o aumento da resistência aos antimicrobianos, irá decorrer o 1º Congresso Internacional | IACS 2017 com o tema “Inovação e multidisciplinaridade em controlo de infeção”, de 26 a 27 de outubro, no Europarque, em Santa Maria da Feira – www.iacs.pt

 

A PROLOGICA HEALTHCARE, dado o seu posicionamento, expertise tecnológico e foco no controlo de infeção através da analítica com o Meliora, foi convidada pela Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis a fazer parte da organização deste evento, juntamente com o Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga (CHEDV, E.P.E.) e a Associação Nacional de Controlo de Infeção (ANCI).

Direcionado para profissionais de saúde de âmbito hospitalar (Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, Técnicos Superiores de Saúde, Administradores Hospitalares, entre outros), o IACS 2017 terá como objetivo a partilha multiprofissional de conhecimentos e experiências na prevenção e controlo das Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde (IACS) e resistência aos antibióticos, aliada à inovação tecnológica e analítica.

Com um programa totalmente focado no controlo de infeção, o congresso contará com a participação de oradores de referência nacional e internacional (Portugal, França, Suíça, Itália, Malta, Irlanda, Dinamarca) em formato de conferências, InovTalks, workshops e mesas redondas.

Sensibilizados pela problemática, e centrados na sua resolução, a PROLOGICA HEALTHCARE irá palestrar a conferência “Data-driven decisions in hospital-acquired infections” para partilhar a sua visão sobre a importância da tecnologia e da analítica na monitorização e análise dos indicadores do PPCIRA (Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos) para o combate às IACS nos hospitais portugueses.

No stand PROLOGICA HEALTHCARE, com o tema “Fight Hospital-acquired infections (HAI) with Meliora!”, todos os profissionais de saúde poderão conhecer e interagir com uma plataforma tecnológica e analítica de suporte à tomada de decisão idealizada para:

  • introduzir e monitorizar os dados em tempo real;

  • analisar e detectar anomalias a nível clínico e operacional;

  • comparar os principais indicadores da sua atividade com dados nacionais - benchmark - a fim de promover as boas práticas;

  • obter mais conhecimento através da integração de diferentes fontes de informação.

As IACS e a resistência aos antimicrobianos dificultam o tratamento adequado do doente e são uma causa de significativa morbi-mortalidade, bem como de consumo acrescido de recursos hospitalares e comunitários. No entanto, cerca de um terço são evitáveis.

Portugal é um dos países da União Europeia com uma das mais elevadas taxas de IACS de acordo com os últimos dados disponíveis, e que se referem a 2012. A taxa de prevalência em Portugal foi de 10,5% e a média europeia de 6,1%.

Para saber mais sobre como a PROLOGICA HEALTHCARE está a endereçar esta problemática em Portugal envie email para: healthcare@prologica.pt