Fibrenamics

A Fibrenamics é uma plataforma internacional da Universidade do Minho de desenvolvimento de materiais e produtos inovadores com base em fibras que atua em vários setores – com destaque para a arquitetura, a construção, o desporto, a medicina, a proteção, os transportes e os têxteis-lar.

Alicerçada numa equipa multidisciplinar, com áreas científicas que vão desde uma multiplicidade de engenharias até às ciências humanas e da comunicação, marketing e design, a Fibrenamics possui 15 patentes, mais de 500 artigos publicados em conferências e revistas científicas, e tem diversos produtos inovadores desenvolvidos conjuntamente com agentes industriais que estão a ter sucesso no mercado. A rede de parceiros da plataforma já conta com mais de 200 entidades, quer do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) e internacional, quer agentes empresariais, escolas básicas e secundárias e meios de comunicação social.
A Fibrenamics tem como missão ser o denominador comum para a inovação e cooperação multissetorial, contribuindo para o desenvolvimento socioeconómico e a competitividade empresarial, de forma sustentada, a curto, médio e longo prazo.

Em 2017, a Fibrenamics foi reconhecida pela Comissão Europeia como um exemplo de boas práticas a nível europeu na promoção de uma relação de cooperação entre a universidade e o meio empresarial, estando o caso de estudo publicado aqui (https://www.ub-cooperation.eu/index/casestudies).