FLYMASTER AVIONICS, Lda

A Flymaster foi fundada em Março 2007, dedicando-se ao desenvolvimento de instrumentos de navegação para aviação ligeira de lazer. O seu mercado é global, vendendo actualmente em 40 países, e estando presente através de distribuidores e/ou revendedores em 26.
Para além da sua actividade principal a Flymaster presta serviços de engenharia e actividades de I&D a empresas. São disso exemplo projectos de navegadores terrestres, vulgo GPS, tendo criado a gama NDrive Touch, bem como sistemas de leitura e validação de imagem utilizados na validação de bilhética electrónica.
O primeiro produto da empresa, denominado Flyamster F1&NAV+, continua a ser um instrumento inovador, na medida em que é o único do mercado que funciona em comunicação via Bluetooth com um PDA, para além de estar ligado a um software altamente eficaz e completo para voo de competição. Em 2007 o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, entregou à equipe da FlyMaster o 1º prémio ANIMEE de Inovação e Criatividade pelo desenvolvimento do F1.
Mais recentemente foi desenvolvido o Flymaster B1, um variometro de base para todos os pilotos, que foi lançado com grande êxito na mais importante feira mundial em Setembro de 2008. O B1 é um equipamento sem capacidades de navegação, mas que disponibiliza graficamente e acusticamente, informação de velocidade vertical, altitude, cronómetro, temperatura, etc, para além de registar todos os dados de voo.
O B1 foi escolhido pela entidade certificadora de asas como equipamento de referência dado precisão e velocidade do mesmo, ultrapassando tudo o que está disponivel no mercado.
Ao mesmo tempo que se cobria a gama de instrumentos para voo livre, foi desenvolvido um instrumento específico para paramotor, o Flymaster M1. Este instrumento será lançado em Setembro 2009 e abrirá um mercado totalmente novo para a Flymaster e para o qual não existe hoje qualquer oferta comercial. De facto, o M1 será o único instrumento do mercado dedicado ao paramotor, na medida em que será o único instrumento de monitorização da temperatura e rotação do motor e de gestão do combustível. Abrir-se-á assim um mercado novo e muito interessante.
Entre vários pontos fortes da empresa destacam-se:
• Equipa altamente experiente e motivada em desenho e desenvolvimento de electrónica e software;
• Objectivos claros e estratégia perfeitamente definida e detalhada;
• Gama de produtos inovadores e com elevado potencial de penetração no mercado;
• Conhecimento e experiência na selecção de fornecedores de componentes de elevada qualidade e baixo preço;
• Adequado equilíbrio económico e robustez financeira;
• Rapidez na tomada de decisões, e curto lead time desde a execução de projectos de I&D à colocação de produtos no mercado.