Sobre o projecto TCBL

O que é o TCBL?

O TCBL é um projeto europeu no âmbito do Horizonte2020, composto por 16 entidades de referência, desde universidades a institutos de investigação e incubadoras, de 7 países da UE, que tem como objetivo a criação de uma framework de experimentação e teste de soluções inovadoras para a indústria têxtil em ambiente dinâmico e internacional, com vista a melhorar o desempenho de um sector que tem vindo a perder cada vez mais competitividade. A participação da Sanjotec neste consórcio incidirá sobretudo na criação de uma network de Business Labs e Pilots que permitirá revolucionar e transformar o atual ecossistema.


Actividades e papel da Sanjotec

A Sanjotec tem como missão envolver e apoiar empresas neste projeto, de forma a capitalizar empresas portuguesas para a rede.

A aceitação fomal de empresas na rede passa por serem selecionadas através das anuais ‘Call for Associate Pilots’ (novas datas a ser divulgadas futuramente).


As empresas – PILOTS- que tiverem a oportunidade de integrar esta rede, poderão beneficiar do acesso a conhecimento, recursos e oportunidades internacionais provenientes de outros experts ou labs que integram a ampla rede de parceiros. Cumulativamente esta também é uma oportunidade de potenciar a visibilidade e inovação dos seus produtos/serviços através da plataforma. O objetivo residirá em transformar ideias em novos projetos empreendedores, ou até experimentar novas ideias /tecnologias em negócios já existentes.a ser divulgadas futuramente).


O segundo eixo de atuação da Sanjotec reside na implementação de dois LABS.

Estes terão como objetivo estimular a criatividade, métodos de co-design, novos materais e tecnologias, assim como permitir a valorização do do know-how, recursos e competências regionais.

Neste sentido, em 2015, a Sanjotec iniciou a conceção da operacionalização de dois Labs:

- SANJOTEC DESIGN LAB

- OLIVA PLACE LAB

Mais informações: Página Oficial da Plataforma de Labs Europeia 



TCBL Partners

  1. Municipality of Prato (PRATO) Italy
  2. German Institutes for Textile and Fiber Research - Center for Management Research (DITF) Germany
  3. Istituto Superiore Mario Boella (ISMB) Italy
  4. Skillaware (SKILL) Italy
  5. The Open University (OU) UK
  6. iMinds (iMINDS) Belgium
  7. Tavistock Institute (TAVI) UK
  8. Materials Industrial Research & Technology Center S.A. (MIRTEC) Greece
  9. Waag Society (WAAG) Netherlands
  10. Huddersfield & District Textile Training Company Ltd  (TCOE) UK
  11. eZavod (eZAVOD) Slovenia
  12. Consorzio Arca (ARCA)  Italy
  13. Unioncamere del Veneto (UCV) Italy
  14. Hellenic Clothing Industry Association (HCIA) Greece
  15. Sanjotec - Centro Empresarial e Tecnológico (SANJO) Portugal
  16. Clear Communication Associates Ltd (CCA) UK


Como fazer parte?

O TCBL é um projeto aberto a contribuições de organizações que queiram trabalhar juntamente connosco rumo a um universo empresarial mais competitivo e sustentável! Para saber mais sobre o projeto e começar a fazer parte do ecossistema: www.project-tcbl.com.

A Sanjotec é o único parceiro português que integra este consórcio, sendo o national contact point para todos os interessados.


Abertura de Calls for Associate Partners (anuais)

Deadline: 12 maio 2017

As empresas e empreendedores poderão candidatar-se às Calls anuais (datas anunciadas futuramente), tendo a oportunidade de integrar formalmente esta rede e beneficiar do acesso a conhecimento, recursos e oportunidades internacionais provenientes de outros experts ou labs que integram a ampla rede de parceiros. Cumulativamente esta também será uma oportunidade de potenciar a visibilidade dos seus produtos/serviços através desta plataforma.

As empresas que demonstrem forte alinhamento com o caráter do projeto serão selecionadas para integrar a rede e tornar-se membros privilegiados, podendo usufruir de benefícios especiais, tais como: apoio e promoção de contactos com outros membros do ecossistema; informação selecionada relativamente a novas tendências, inovação e modelos de negócio a explorar; produtos e serviços inovadores oferecidos pelos membros da rede; e ainda terão a oportunidade de promover os seus próprios produtos através de colaborações internacionais em diferentes países europeus. 

This project has received funding from the European Union’s Horizon 2020 research and innovation programme under grant agreement no. 646133.

The European flag

Saber mais