Aproinvest e Centro de Competências

Aproinvest

APROINVEST – Agência para a Promoção e Captação de Investimento A operação APROINVEST – Agência para a Promoção e Captação de Investimento é dinamizada no âmbito da Sanjonet – Rede de Inovação e Competitividade, visando a agilização de uma plataforma de promoção da atratividade económica do Concelho de São João da Madeira. Tal plataforma /agência assumirá o papel de elemento dinamizador de atividades de disseminação de São João da Madeira e do seu potencial económico desenvolvimento.

A APROINVEST é configurada enquanto plataforma de promoção e atratividade económica de São João da Madeira, consubstanciando a atribuição destas funções à SANJOTEC.

No quadro da operação, a Sanjotec procedeu à elaboração de um conjunto de materiais promocionais incluindo brochuras, roll-ups, telas, e a produção de um stand para participação em feiras e eventos. Estas iniciativas, incluídas na Ação 1 do projeto incluem ainda a criação de uma marca alusiva ao evento chave de promoção e atração, com material gráfico digital associado à promoção do empreendedorismo, da criatividade, inovação e atratividade económica e de investimento. Inclui também a promoção de vídeo institucional do Sanjotec e de São João da Madeira, e guias de apoio com apresentações tipo a investidores /empreendedores.

No quadro da Ação 2, a Sanjotec dinamizou um conjunto de iniciativas de promoção económica do Concelho de São João da Madeira, quer acolhendo atividades de largo espectro como o evento chave constituído pelo TECNET, quer participando em feiras e iniciativas produzidas por outras entidades. Destaque para as deslocações à China e a Itália, e em feiras e iniciativas nacionais.

Na Ação 3, foram dinamizadas várias iniciativas de networking e de contacto com empresas, empresários e empreendedores, com estabelecimento de contactos biz to biz, inter-empresariais e contactos com potenciais investidores, numa perspetiva de atrair investimento para localização de projetos empresariais e start-ups em São João da Madeira, quer permitindo o contacto inter-empresarial com potencial de atração de investimento para as empresas existentes, favorecendo o crescimento económico e a geração de emprego.

Projeto cofinanciando pelo Programa Operacional Regional do Norte, ON.2 – O Novo Norte e QREN, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.


Centro de Competências para as Áreas Emergentes

A operação consubstancia a criação de um Centro de Competências para as Áreas Emergentes com uma atuação no âmbito da transferência de tecnologia, serviços de consultadoria, centro de recursos e centro de formação técnica e tecnológica.

O Centro de Competências tem como principal objetivo a criação /reforço de competências dos elementos do tecido empresarial de São João da Madeira, proporcionando um conjunto de serviços de elevado valor acrescentado nas suas áreas de atuação, consubstanciado na afirmação das suas valências através do Sanjotec – Centro Tecnológico de São João da Madeira.

Com efeito, e desde logo na Ação 1 (Criação do Centro de Competências) inscreve-se: a criação de um posto de trabalho para o responsável do projeto e pelo acompanhamento, apoio e responsável pela coordenação das atividades e interação com as empresas; a agilização e articulação com as Universidades de Aveiro e do Porto, entidades universitárias parceiras no âmbito da operação; e a prestação de serviços de apoio às empresas em atividade quotidiana no quadro do Centro de Competências consubstanciado no Sanjotec.

No quadro da Ação 2 (Desenvolvimento de Ações de Formação), foram realizadas no Sanjotec diversas ações em parceria com a ATEC – Training Academy que envolveu 201 participantes. No âmbito da Ação 3 (Desenvolvimento de ferramentas de comunicação) foram estabelecidos e implementados mecanismos de comunicação, incluindo a base de dados de contactos para divulgação e disseminação, a página do Centro de Competências consubstanciado no Sanjotec – Centro Empresarial e Tecnológico, bem assim como foram realizados materiais de divulgação e apresentações do Centro de Competências / Sanjotec em eventos e iniciativas.

Na Ação 4 (Organização de roteiros de tecnologia, inovação e internacionalização) foram dinamizadas intervenções de proximidade com empresas, bem como estudos e roteiros tecnológicos para a inovação e internacionalização, incluindo o trabalho “Redes de Conhecimento para o Desenvolvimento de São João da Madeira”, dinamizado através da Universidade de Aveiro, os documentos: Plano Estratégico do Centro de Competências – Relatório Final, Relatório de Atividades do Centro de Competências para as Áreas Emergentes, e Roteiros Regionais sobre Inovação e Tecnologia.

Foram ainda dinamizados roteiros para a inovação e para a internacionalização, destinados especificamente a casos concretos de empresas distintas.

Projeto cofinanciando pelo Programa Operacional Regional do Norte, ON.2 – O Novo Norte e QREN, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.