INICIATIVAS

1 | PROMOVER E PARTILHAR

 





Uma atividade de promoção do espírito empresarial dirigido a público jovem em idade adolescente, da comunidade escolar de nível secundário de áreas de ensino relacionadas com vertentes tecnológicas. Consiste na organização de um dia aberto em que os alunos das escolas visitam o Centro Tecnológico e Empresarial e a Oliva Creative Factory, em São João da Madeira, e interagem diretamente com as start-ups e empresas aí incubadas e instaladas.







Consistem na organização de um dia aberto e que alunos finalistas de universidades de cursos tecnológicos visitam as instalações do Centro Tecnológico e Empresarial e da Oliva Creative Factory em São João da Madeira, e tenham um contacto direto e privilegiado com as start-ups e empresas incubadas e aí instaladas.


 




 

São atividades de promoção de encontros informais, na primeira hora do dia, promovendo a partilha e a troca de experiência interpares entre empreendedores, e o espírito de entreajuda, e de fomento de relações entre as diferentes empresas, potenciando a geração de sinergias entre os diferentes empreendedores e seus respetivos negócios.







Consiste na realização de um encontro alargado a todos os empreendedores, start-ups e seus colaboradores, no universo da Sanjotec, com o objetivo de promover em ambiente informal, lúdico e em simulações de situações de stress diferentes comportamento de gestão, liderança, trabalho em equipa, entre outras soft skills relevantes para a gestão e para a atividade empresarial no quotidiano. Pretende ser um momento alargado a todos os empreendedores, para partilha de conhecimento, interação informal, e de incremento da adoção de iniciativas inovadoras e de respostas perante situações imprevistas.







Consistem na promoção de visitas acompanhadas a unidades integrantes do sistema de investigação e inovação por start-ups instaladas na rede Sanjotec e por empresas localizadas na envolvente económica, procurando incrementar a interação entre o mundo empresarial e a investigação fundamental e aplicada, possibilitando a geração de parcerias, de transferência de tecnologia, de sensibilização para fatores como a propriedade industrial, a inovação, e outros fatores de competitividade empresarial. 

2 |CRIAR & CAPACITAR





É a designação atribuída a iniciativas que visam estimular o empreendedorismo e a inovação criativa, em contexto criativo, realizadas sob a forma de workshops e laboratórios criativos, com o intuito de estimular o espírito empreendedor criativo e o contacto entre empreendedores de forma a proporcionar e incentivar o surgimento e a geração de novas ideias, e o surgimento de novos negócios criativos.







Consiste em sessões direcionadas para a capacitação de competências de soft skills e hard skills dos empreendedores do sector criativo, de forma a solidificar as suas ideias/ projetos inovadores. Estas sessões serão concentradas nas indústrias criativas, nomeadamente nos temas relacionados com o design nas suas diversas vertentes, arquitetura, moda, fotografia, cinema/audiovisuais, artes visuais, artes performativas, software educacional e de entretenimento.







É uma iniciativa relevante para a sensibilização e capacitação para os fatores imateriais de competitividade empresarial relacionados com os fatores intangíveis do design, da inovação, da marca, publicidade, e do design de produto, criação ou melhoria de produtos e/ou serviços. Nesta atividade pretende-se potenciar a aposta no design em termos conceptual e em termos de produto/serviços, enquanto alavanca de fatores de reforço de competitividade empresarial e de inovação.


 





Consiste em atividades que visam capacitar e impulsionar o empreendedorismo, a inovação criativa, tecnológica e social como fatores primordiais na economia global, promovendo o reconhecimento público de casos de sucesso de empreendedores e projetos empresariais, de valorização social e económica do papel dos empresários e dos empreendedores, e disseminar informações para o favorecimento e potenciação da cultura empreendedora e do espírito empresarial.

3 |CRESCER & ACELERAR





Consistem em momento de encontro, partilha de conhecimento e interação entre representantes de players chave de diferentes setores de atividade (Calçado, Metalomecânica, Automóvel, Cortiça entre outros,) com os empreendedores e as start-ups integradas no universo Sanjotec, com a finalidade de promover quer a geração de novas ideias, quer o aumento de capacidade analítica e crítica, potenciando a criatividade e a sua estruturação em ideias de novos negócios.







Consistem na apresentação de patentes tecnológicas desenvolvidas nos centros e unidades do sistema de investigação e inovação, através da deslocação às unidades de transferência de tecnologia, para eventual exploração do potencial económico de patentes, comercialização de soluções e a sua colocação no mercado nacional e/ou internacional.







Consistem na realização de sessões de capacitação com empreendedores e investidores, com o intuito de desenvolver programas de apoio à captação de investimento. O objetivo principal é o de capacitação para a captação de investimento, isto é, reforçar as competências de soft skills e hard skills.