Inovação desenvolvida pela SANJOTEC passa a integrar o Innovation Radar da Comissão Europeia, e SANJOTEC é identificada como ‘Key Innovator’
Com base na análise desenvolvida pela Comissão Europeia do trabalho desenvolvido, a SANJOTEC passa a estar também mapeada como ‘Key Innovator’.
O Innovation Radar (
https://www.innoradar.eu/) é uma iniciativa da Comissão Europeia que visa identificar inovações de elevado potencial e principais agentes de Inovação em projetos de investigação e inovação financiados no âmbito de programas financiados pela UE.
A plataforma mapeia atualmente um conjunto de cerca de 3600 inovações a nível europeu, categorizadas pelo seu potencial de mercado, reconhecidas por peritos independentes envolvidos na análise dos projetos de inovação financiados pela Comissão Europeia, com o objetivo de aumentar a visibilidade, e dar a conhecer ao público, projetos que apresentaram elevada qualidade de execução.
A inovação foi desenvolvida no âmbito do Projeto TCBL, que deve a duração de 4 anos e foi financiada ao abrigo do Horizonte2020.
Great EU-funded Innovations : Ver Felt the Future no Innovation Radar
- Innovation Title: Felt The Future (new concept for the use of felt);
- Market Maturity of the Innovation: 'Market Ready'
- Market Creation Potential of the innovation: Noteworthy.
O objetivo do Felt the Future consistiu no desenvolvimento e estudo de uma metodologia no âmbito da economia circular que promovesse e demonstrasse a importância do feltro, de caráter identitário da região de S. João da Madeira, enquanto figura principal no desenvolvimento de novos materiais e produtos de valor acrescentado, a partir de resíduos da indústria têxtil, com aplicação em diferentes mercados.
Com foco em permitir a valorização do know how e saberes tradicionais da indústria, e permitir a incorporação de tecnologias e tendências atuais, promoveu-se o conceito de economia circular, mostrando que através de resíduos e incorporação tecnológica, podem nascer tipologias de produto diferentes e para novos mercados.
Este projeto inovador foi desenvolvido no âmbito do Sanjotec Design Lab, com o apoio da Givaware, spin-off da Universidade do Minho, responsável pelo estudo e desenvolvimento dos primeiros protótipos, tendo ainda sido envolvidas, nas diferentes ações levadas a cabo no projeto, diferentes atores locais, pertencentes ao ecossistema de S. João da Madeira, como é o caso das startups Feltrando, Olives, e da empresa Fepsa.
No âmbito deste projeto foram ainda desenvolvidos uma série de workshops para promover a valorização e fomento da aprendizagem das técnicas manuais da arte da feltragem.
O Innovation radar é uma iniciativa é reconhecida pelos Estados Membros da EU, que inclui um conjunto de 23 países que manifestaram o seu apoio (onde se inclui Portugal) - Innovation Radar declaration
Sobre a Givaware
A Givaware define-se como uma entidade de desenvolvimento de tecnologias e produtos, tendo como base a ideia de economia circular. Desta forma, pretende-se que nasçam soluções que utilizem materiais únicos, ecossustentáveis e com um enorme valor acrescentado.
Sobre a inovação e produto desenvolvido no âmbito do Felt The Future
Assumiu-se nesta fase que o projeto teria como desafio a criação de um conceito para objetos que promovessem e dinamizassem a indústria de São João da Madeira através da utilização das suas tecnologias e ferramentas, aplicando-as a novas tipologias de produto, tecnologia contemporânea e novos materiais reciclados para feltros. Nesta lógica, demarca-se pela novidade na sua integração de funcionalidades digitais numa indústria tradicional ligada aos feltros, oferecendo soluções de produto a uma sociedade cada vez mais dependente de tecnologia, direcionando-os para pessoas que valorizam a cultura, numa era de decréscimo de indústria tradicional.
Com base nas oportunidades identificadas e nas tendências atuais, o caminho partiu pelo desenvolvimento de sistema modular, personalizável pelo utilizador, e que permite criar um ambiente à medida do seu lifestyle, através da introdução de funcionalidades no produto, como por exemplo som, iluminação, entre outros tipos de estímulos definidos na fase conceptual do projeto.
Sobre o Projeto TCBL
O TCBL foi um projeto europeu no âmbito do Horizonte2020, composto por 21 entidades de referência, desde universidades a institutos de investigação e incubadoras, de 11 países da UE, que teve como objetivo a criação de uma framework de experimentação e teste de soluções inovadoras para a indústria têxtil em ambiente dinâmico e internacional, com vista a melhorar o desempenho de um sector que tem vindo a perder cada vez mais competitividade. Mais sobre o TCBL, aqui.
Ver Notícias